segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

I LIKE CHINESE they come from a long way overseas, but they're cute and they're cuddly, and they're ready to please...

Olhando atentamente para um planisfério, perceberíamos quase instantaneamente porque é que os restaurantes chineses não são restaurantes de comida chinesa. 

Por um lado, quem nunca experimentou longitudes mais orientais concluiria que, no que a dimensão territorial toca, a coisa é tão injusta como a possibilidade de haver restaurantes de Comida Europeia espalhados pelas Columbano Bordalo Pinheiro ou Defensores de Chaves de Pequim. E clientes chineses cheios de Humor Batanetes e preconceito a esteriotipar acerca de como "Tchí, isto deve ser carne de escargots vadios". Nunca vi um menu de restaurante chinês em Portugal que separasse os pratos por: Jiangxi, Lianing, Shanxi, Hunan, Sichuan (terrivelmente picante), Guangdong e Xinjiang, assim como não sei se, por lá, nos tais Restaurantes Europeus, não se pensa que o transmontano come Coq au vin ao pequeno-almoço ou o Norueguês um Xarém com conquilhas!  


Por outro lado, quem porventura já teve a sorte de vaguear, mesmo que não pela China, por uma Chinatown orintal qualquer, como a de Bangkok, cidade onde a comunidade chinesa é tão numerosa como proprietária de tantos, mas tantos estabelecimentos de restauração, sabe muito bem que Galinha com amêndoas, Gambas pir-piri ou Vaca com molho de ostras é coisa que se inventou por cá para não "chocar" palatos que, nos idos anos 80, eram bastante susceptíveis. Agora já não! Qualquer português, outrora famoso por ser profundamente conhecedor e exigente no que toca a peixe, come salmão de viveiro crú porque é o novo hype...
É por estas e muitas outras que se há lugar onde eu gosto de estar é no Martim Moniz em geral e em alguns santuários em particular, como aquelas casas "secretas" onde nos sentamos, acendemos um cigarro e gesticulamos um pedido de Línguas de pato fritas com pimenta, sem medo de que possam ser outra coisa que não línguas de pato fritas com com pimenta. 


Sem comentários: